Este tópico irá falar sobre os diferentes cabos e qual a forma de se utilizar conforme a situação.

*Par trançado – UTP, Conversores e Baluns
*Cabos Coaxiais
*Fibras Ópticas
*Cabeamento de Alimentação
*Conectores e Adaptadores

Em breve este tópico estará alimentado com maiores informações.

Cabeamento

Uma parte muito importante do sistema de captura de vídeo é o cabeamento. Pois de nada adianta ter um excelente DVR e excelentes câmeras se não houver um cabeamento bem feito, pois, uma vez que os cabos estiverem operando fora da especificação.

Coaxiais

Os cabos coaxiais são o tipo de cabeamento mais utilizados em CFTV hoje, mas já está sendo rapidamente substituidos pelos cabos UTP. Neste tipo de cabeamento, cada lance de cabo leva
apenas um sinal de câmera por vez. Os cabos coaxiais são fabricados em vários modelos, o que nós indicamos para trabalhar é o com 95% de malha, sendo esta malha preferencialmente de cobre, para garantir o Maximo de blindagem, ou isolamento, para o sinal. O mais importante é se lembrar de não ultrapassar os 250 metros máximos, e também lembrar que este é um sistema desbalanceado (ou seja, muito sensível a ruídos).

Principais problemas encontrados:

Linha passando horizontalmente: Verificar a fonte para ver se ela não esta deixando passar ruído AC para a câmera.

Verificar onde passa o cabo para verificar se não existe uma fonte de ruído forte (por exemplo, um reator de lâmpada, um nobreak de grande potencia.

Cabo UTP (rede)

Os cabos UTP estão sendo amplamente usados em CFTV associados ao Balun de vídeo. Isto de deve a visão dos novos instaladores, ao perceber que o custo final acaba sendo reduzido. Além de o sistema ser balanceado, muito menos suscetível a ruídos. Por um cabo UTP se consegue passar até 4 câmeras, em um espaço igual ao do cabo coaxial. Então a infra estrutura cai ¼ do tamanho, e muitas vezes que você precisaria passar uma infra porque o espaço era pequeno para passar dois, três ou quatro cabos, mas se fosse um cabo passaria.

Fibra ótica

A fibra ainda é pouco utilizada pois seu custo é muito alto. Quanto a questão tecnológica, é a mais alta, pois não sofre interferências eletromagnéticas e também é muito leve. Normalmente utilizada para cobrir grandes distancias.