Com a facilidade e a grande oferta de produtos eletrônicos, é cada vez mais comum que eles estejam presentes no dia-a-dia de grande parte da população.

O problema, no entanto, é que frequentemente nos deparamos com defeitos de funcionamento dos mesmos, furto, perda ou inutilização por conta de pequenos acidentes que levam a perda inesperada de dados pessoais.

Essas situações ocorrem frequentemente com computadores, notebooks, celulares, pen drives, ipods, ipads, iPhones e outros.

Nesses aparelhos tão delicados colocamos muitas informações importantes para nossas vidas, que vão de contatos, e-mails, fotos, vídeos músicas a arquivos.

Frustrações também podem ocorrer quando, por acidente, o equipamento eletrônico entra em contato com a água.

Quem usa Notebook, provavelmente já passou pela desagradável experiência de derrubar essa preciosidade da mesa ou derramar algum líquido sobre o teclado em um momento de descuido.

Para que você saiba o que fazer se isso ocorrer, daremos uma breve orientação sobre como agir para evitar a perda do equipamento ou minimizar os danos em casos de líquidos entrarem em contato com seu notebook.

  1. – Desligue o Notebook imediatamente.
  2. – Após desligá-lo, vire-o de cabeça pra baixo para retirar o excesso do líquido.
  3. – Retire a bateria.
  4. – Se o que caiu for qualquer bebida que não água, jogue uma pequena quantidade de água limpa (no máximo 50 ml.) sobre o local afetado.
  5. – Limpe o excesso com um pano seco.
  6. – Não o ligue novamente.
  7. – Encaminhe-o a uma assistência técnica o mais rápido possível e informe o ocorrido ao profissional.

 

Ao contrário do que muitos podem pensar, um pouco de água pode salvar seu equipamento, já que ela vai funcionar como um “solvente” e tirar a concentração dos elementos químicos que, ao secar, podem danificar contatos e componentes. Além disso, a água pura seca mais facilmente que suco ou vinho, por exemplo.

Nos casos em que se perdem dados importantes, mesmo seguindo as dicas acima, que a existência de backup se torna crucial para a continuidade de trabalhos e para a manutenção de seu histórico digital.

Backup’s podem ser feitos por qualquer pessoa de maneira simples em CD’s, DVD’s ou pen drives.

Por isso fiquem atentos e façam os backups e suas atualizações regularmente.

Agora, se foi o seu celular que, sem querer, escorregou das suas mãos e caiu numa poça d’água, na piscina ou na praia, ficando totalmente inundado, siga os procedimentos abaixo:

  1. – Tire-o da água o mais rápido possível, de preferência em menos de 20 segundos.
    1. – Retire primeiro a bateria e logo em seguida o seu cartão SIM.
    2. – Caso tenha caído em no mar ou em água salobra, lave-o com água doce e retire o máximo de água que puder.
    3. – Seque com um secador e deixe-o secar por 2 a 3 dias. Você pode coloca-lo dentro de uma vasilha com arroz. (que absorve humidade).
    4. – Não tente colocar a bateria para ver se funciona até que esteja bem seco.
    5. – Depois desse tempo, coloque a bateria e verifique se o celular funciona.
    6. – Se não funcionar, leve para um técnico autorizado.